sábado, 9 de abril de 2011

Dificuldades

Para escrever este artigo pesquisei no meio de amigos musicos e outros musicos para saber oque cada um enfrenta e oque todos tem em comum.

O que é mais dificil na musica para você?

Yago Rufatto - Alcançar tons altos na musicas já prontas, as vezes compondo também, você imagina uma coisa mas não consegue realiza-la. As vezes a falta de inspiração atrapalha muito. na parte de istrumentos, como sou o vocalista, não tenho tanta intimidade com os istrumentos no palco (ainda) a falta de tecnicas que ainda não conheço que facilitariam muito. A ansiedade antes dos shows, e as vezes a empolgação demais na performaçe atrapalha um pouco a execução da musica.

Filipe Bressan - algumas coisas são dificeis, chega uma hora por exemplo que eu não consigo mais evoluir, parece que as coisas não andam mais, isso é tenso. você fica doido, não consegue fazer algumas coisas. mais nada que a dedicação e treino ajude a passar dessas fases dificeis. eu acho que não tenho tido muita dificudade, depois que eu abri minha cabeça, as coisas tem sido bem mais faceis.

Na minha opinião quando você entra no mundo da musica ele é como um universo meio paralelo até você chegar a se relacionar com outros musicos e ver aconteçer realmente parte por parte, porque quando você está sozinho se força a ter que preencher o vaco que outros musicos deveriam suprir. já quando você tem isso se concentra mais na sua parte e pode contar com o apoio e a criatividade de outros musicos de ajudando (quase sempre)

O que você acha mais dificil em se relacionar com outros musicos?

Yago Rufatto - acho que no inicio, aprender musica sofre dificuldade em muitas coisas, mas há pessoas que tem mais facilidade com as coisas. em bandas acho que o relacionamento pode ser que seja bom desde que cada um respeite o tipo de som do outro, musica não é campeonato. cada um com seu publico e estilo, e quanto mais você conheçe pessoas no ramo da musica mais você aprende, sempre vendo coisas novas. por isso é bom manter relacionamento com outras pessoas que mechem com musica, talvez você não aprenda mas você pode ensinar se for o caso. acho legal isso, mas de qualquer maneira pra crescer hoje em dia tem uma certa concorrencia se é que a banda quer correr atrás de mercado que exige muito o potencial da banda inteira.

Filipe Bressan - Eu sempre gostei de me relacionar com outros musicos, perguntar, saber sobre as coisas e muitas coisas. o unico problema que eu tenho enfrentado é relacionar e tentar conversar com "musicos" que tem a cabeça fechada, por exemplo aqueles que se dizem rockeiros e musicos que só tocam Heavy metal por exemplo. Pra mim o musico tem que tocar ou pelo menos apreciar todos tipos de "musica", entende-las e saber usar em suas propias composições e improvisações. mais acho que isso é uma coisa que sempre vai existir, as melhores pessoas conseguem enxergar isso.

Na Minha opinião, concordo plenamente. temos que abrir mais a cabeça e tentar visar todos os estilos como um só e tentar fazer algo não tão erudito e mesmo que seja, que seja algo original e as pessoas que entraram no meio musical depois de um certo tempo, não são como eu e outras pessoas que foram criadas com a musica desde criança. acho que as pessoas que se apaixonam com a musica já com a personalidade formada deveriam ter mais credito e mais ainda aquelas que não tem um talento especial e conseguem evoluir somente através de tecnicas, por aí sim estão os grandes musicos esforçados que lutam dia a dia para serem reconheçidos no meio do mundo da musica.

Para você o que é mais dificil no modo da compreensão musical?

Yago Ruffato - bom, nada é facil, tudo tem seus meios e maneiras. eu sinto dificuldade as vezes na compreenção de certas coisas. as vezes demora a entrar na cabeça. tipo, se a pessoa fala : faz isso, isso e isso. se eu não souber o porque e o que leva a ser isso eu viajo e faço tudo errado. as vezes me pego muito distraido nas aulas de percepção quando eu vejo já estou lá em roma vendo o maestro balançando a varinha (risos).

Filipe Bressan - tem coisas as veses são dificeis, mais não impossiveis, eu levo isso tudo muito a serio. tem coisas que as vezes nunca acho que vou conseguir fazer, mais o negocio é ficar tentando. foi como a primeira vez que eu escutei uma "escala diminuta" por exemplo, aquilo não entrava na minha cabeça, mais com tempo eu fui acostumando. outra coisa que eu odeio é partitura, embora eu tenha que saber para poder ensinar meus alunos (risos).

Que dificuldades você enfrenta com o reconheçimento?

Yago Rufatto - eu tento sempre dar o melhor de mim, seja em qualquer show que eu faço pois eu prefiro ser aplaudido do que ser chamado de "tchutchuco" (risos). sempre tento buscar mais conhecimento possivel pra conseguir chegar lá. eu ainda não acho que mereço muitos aplausos pois ainda não sei muita coisa, mas minha força de vontade ajuda no reconhecimento, e pra você crescer hoje em dia você tem que ser bom também. para você ter reconhecimento tem que estudar musica mesmo. as vezes muitas cabeças se bloqueiam pelas pessoas que criticam, acho que isso também me atrapalha um pouco, principalmente quando o que você está tentado fazer é uma coisa que criou e que gosta.as vezes a pessoa chega a se sentir um lixo, mas isso também tem o lado bom de querer aprender mais e provar que você pode mais.

Filipe Bressan - bem, isso é uma coisa que nem comento, por um tempo ja foi bem grande meu reconheçimento no palco, depois passou a ser pouco, apesar de eu nunca ter ligado pra isso eu prefiro ter o reconhecimento dos musicos. mas é claro que ter o reconhecimento de fans e menininhas é bom (risos).

é isso galera fiquem atentos a mais posts sobre as dificuldades no mundo da musica.

Se você tem vontade mandar alguma pergunta ou participar do blog e de entrevistas ou dando sua opinião nos textos mande suas ideias para o email - zero.davi@gmail.com nós iremos ler e editar o seu texto te consultando e respeitando suas ideias dentro dos padrões de politica do blog. valeu galera, Musica é Tudo!!!

Nenhum comentário: